Em relação aos produtos
Em relação aos produtos fabricados, o custo pode ser direto ou indireto.
Custos Direto
Custos direto compreende os gastos com materiais, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação aplicados diretamente na fabricação dos produtos. São assim denominados porque, além de integrarem os produtos, suas quantidades e valores podem ser facilmente identificado em relação a cada produto fabricado.
Custos Indireto
"Custos indiretos compreendem os gastos com materiais, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação aplicados indiretamente na fabricação dos produtos. São assim denominados porque, além de não integrarem os produtos, é impossível identificar suas quantidades e valores em relação a cada produto fabricado individualmente."
A classificação dos gastos em custos indiretos é dada tanto àqueles que impossibilitam uma segura e objetiva identificação em relação aos produtos fabricados, como também àqueles que, mesmo integrando os produtos, como ocorre com parte dos materiais secundários em alguns processos de fabricação, pelo pequeno valor que representam em relação ao custo total, tornam os cálculos e controle tão onerosos que é preferível tratá-los como custos indiretos, seguindo a conversão contábil da materialidade.
A impossibilidade de identificar esses gastos em relação aos produtos ocorre porque tais gastos beneficiam a fabricação de vários produtos ao mesmo tempo.
Veja alguns exemplos:
- O aluguel da fábrica é pago para que a empresa possa utilizar o imóvel durante um período. Essa utilização beneficia a fabricação de todos os produtos, e o normal é que não seja possível identificar esses gastos com este ou aquele produto fabricado.
- A energia elétrica consumida na iluminação das dependências da fábrica, bem como aquela consumida por máquinas que não possuem medidores para permitir o controle do consumo, não poderá ser identificada em relação a cada produto fabricado.
- Os salários e encargos do chefe de seção e dos supervisores da fábrica são referentes a profissionais que trabalham na assistência e supervisão de vários setores da área de produção. Seus trabalhos, portanto, beneficiam toda a produção de um período, dificultando assim a identificação com este ou aquele produto específico.
A atribuição dos custos indiretos aos produtos é feita por meio de critérios que podem ser estimados ou até mesmo arbitrados pela empresa.
A distribuição dos custos indiretos dos produtos é denominada, conforme já dissemos, rateio. A medida que serve de parâmetro para realizar essa distribuição é chamada de base de rateio.